Aproveitando esta semana especial, trazemos a você os principais benefícios da Energia Solar para o Meio Ambiente.

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, preparamos algumas informações que irão te mostrar por que investir em um sistema de energia solar tem tudo a ver com sustentabilidade e quais são os principais benefícios da Energia Solar para o Meio Ambiente.

Os benefícios da Energia Solar para o Meio Ambiente 01

Dados divulgados no Global Market Outlook For Solar Power / 2019 – 2023 apontam que a capacidade total de geração de sistemas fotovoltaicos instalada no mundo passará pelos seguintes marcos: 600 GW em 2019, 900 GW em 2021 e 1,1 TW em 2022. Estamos nos aproximando do sonho que tínhamos em 2016, que o mundo ultrapassasse a marca 1 TW (tera watt) de geração em energia solar.

Visão global do mercado de Eneregia Solar

Com um cenário tão positivo em termos de produção, não podemos deixar de avaliar os impactos que toda essa geração trará ao meio ambiente. Confira abaixo alguns benefícios ambientais da energia solar.

1º Menos emissões de Gases do Efeito Estufa

A energia gerada a partir do sol, diferentemente dos combustíveis fósseis, pode reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa, particularmente o dióxido de carbono (CO2). Os gases de efeito estufa, que são produzidos quando os combustíveis fósseis são queimados, levam ao aumento anormal da temperatura média da Terra e diversas mudanças climáticas. Essas mudanças climáticas já contribuem para sérios problemas ambientais e de saúde pública, incluindo eventos climáticos extremos, aumento no nível do mar e mudanças de ecossistemas.

Pesquisas atuais sugerem que durante seu ciclo de vida, a energia solar gera de 14 a 58 gramas de CO2eq por kWh. Estabelecendo-se assim como uma das fontes de geração de energia com o menor impacto nas mudanças climáticas. Paralelo a isso, as tendências globais do setor fotovoltaico também indicam melhorias constantes na eficiência dos materiais e no processo de manufatura. Embora a necessidade por commodities represente uma ameaça para a implantação massiva da tecnologia solar, as matérias-primas críticas usadas na fabricação dos módulos, como silício e prata, estão sendo cada vez mais estudadas, para possibilitar a sua substituição e reciclagem.

Ao se tornar solar, você pode limitar as emissões de gases do efeito estufa e reduzir sua pegada de carbono (carbon footprint em inglês). Uma casa com um sistema de geração de energia solar pode ter um efeito mensurável no ambiente. Por exemplo, no Brasil, uma casa média com um sistema instalado que gera em torno de 4.800 kWh por ano deixa de emitir ao meio ambiente cerca de 12 toneladas de CO2 durante 25 anos.

2º Reduz a Poluição Atmosférica

O combate a poluição do ar é tema central da campanha da ONU no DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE deste ano. E não há dúvidas de que nossa saúde e bem-estar estão diretamente relacionados com o ar que respiramos. A geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis, como já comentamos anteriormente, gera gases nocivos e que baixam a qualidade do ar. Estima-se que o petróleo e o gás produzem 25% das emissões mundiais de metano. Respirar ar de má qualidade diariamente pode ter consequências permanentes para a nossa saúde. A poluição do ar tem sido ligada à asma e alergias, bronquite, pneumonia, dores de cabeça, ansiedade, ataques cardíacos e até mesmo alguns cânceres.

ONU-compressed

Uma análise de um laboratório do exterior constatou que a adoção generalizada de energia solar reduziria significativamente a concentração desses poluentes na atmosfera. Ou seja, usar o sol para gerar mais e mais energia significa menos e menos emissões prejudiciais da queima de combustíveis fósseis. E quanto mais casas e empresas utilizarem a energia solar teremos menos emissões tóxicas e mais qualidade para nosso ar.

3º Utiliza menos Água

A água é um dos nossos mais preciosos recursos naturais. Porém, de acordo com as previsões dos cientistas, em 2025 quase 2,5 milhões pessoas enfrentarão a falta de água. E mesmo vivendo em um dos lugares do mundo com maior abundância desse recurso, a produção de combustíveis fósseis no Brasil representa a utilização milhares de litros de água por ano. Quando comparada a qualquer outra fonte de geração de energia convencional, a solar mostra benefícios claros em inúmeras dimensões – não só em termos de combate às alterações climáticas e redução da emissão dos gases do efeito estufa, mas também em termos de utilização da água e o uso de recursos naturais. Gerando energia através de módulos fotovoltaicos, tem-se um baixo consumo de água para fabricação e não há poluição dos recursos hídricos locais, reduzindo os impactos. A única água necessária durante a operação, é a água para limpar os painéis, que também pode ser obtida naturalmente através da chuva.

Crédito: Maksim Shebeko - Fotolia

4º Diminui nossa dependência por Combustíveis Fósseis

A fonte de energia do sol é enorme. Se pudéssemos aproveitar toda a luz incidente sobre a terra por apenas uma hora, poderíamos usar essa energia para abastecer o mundo inteiro por um ano inteiro. O sol usado na produção de energia solar é renovável e inesgotável, diferentemente dos combustíveis fósseis.

Diminuição da dependência de Combustíveis Fósseis

A paralisação dos caminhoneiros que causou a crise no abastecimento de combustíveis que tomou conta do país no ano passado, evidenciou como a completa dependência da gasolina e do óleo diesel, produtos derivados do petróleo, é um mal a ser combatido. A paralisação deixou estados inteiros sem serviços essenciais como coleta de lixo, transporte público, reabastecimento de alimentos, e foi motivada pelo aumento nos preços dos combustíveis fósseis. Isso é motivo mais do que urgente para priorizarmos a transição para uma economia de baixo carbono antes que os danos resultantes sejam irreparáveis.

1527180891_038789_1527181387_noticia_normal

Mudar para a energia solar hoje é uma das melhores maneira de proteger o meio ambiente contra os efeitos das fontes não renováveis de energia. Esperamos que essas informações te encorajem a fazer parte do time solar!

Conheça esses e outros benefícios no nosso site www.terasolar.com.br.