Não há nada como um belo dia de sol em nossa Joinville! Além de tudo o que já nos agrada em um dia de sol, agora a energia solar pode fazer o seu dia ainda melhor!

Não é de hoje que sabemos o quão caras as faturas de energia elétrica estão, além disso toda essa onda de calor que sofremos no último verão nos fez gastar ainda mais do que o normal com o frequente uso de ar condicionado. É um grande problema, que atinge desde a casa mais simples até a grande indústria.

Como uma das empresas de Energia Solar que mais cresce na região, a TeraSolar está pronta para ajudar a tornar Joinville cada vez mais ecológica e aproveitar o máximo a economia solar.


CONHEÇA ALGUNS DADOS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE SC E DE JOINVILLE:


Santa Catarina é hoje um dos estados mais sustentáveis do ponto de vista da presença da energia solar fotovoltaica e a cidade de Joinville tem uma parcela significativa neste número. Confira os números (abril/2019):


Número de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil: 70.524
População Brasileira: Aproximadamente 210 milhões de habitantes
Aproximadamente 01 sistema para cada 3 mil habitantes no Brasil


Número de sistemas fotovoltaicos instalados em SC: 5.334
População Catarinense: Aproximadamente 6,727 milhões de habitantes
Aproximadamente 01 sistema para cada 1.260 habitantes em SC


Número de sistemas fotovoltaicos instalados em Joinville/SC: 374
População Joinvillense: Aproximadamente 500 mil habitantes
Resultado: 01 sistema para cada 1.330 habitantes em Joinville

Ainda há um longo caminho pela frente. Em Joinville estamos 230% acima da média nacional de sistemas instalados por habitante, mas ainda estamos abaixo da média em nosso estado.


SIMULE AGORA MESMO QUANTO CUSTA UM SISTEMA FOTOVOLTAICO EM JOINVILLE


SOL x CHUVA: ENERGIA SOLAR EM JOINVILLE VALE A PENA?

Nossa cidade, apesar de ser muito quente, é conhecida por receber uma grande quantidade de chuva durante o ano. Essa questão deixa muita gente em dúvida e gostaríamos de esclarecer melhor.

Quando o sol está escondido atrás das nuvens, ou até quando está chovendo, ainda existe um certo percentual da irradiação solar que atinge o módulo fotovoltaico e gera energia. Naturalmente, a quantidade de energia gerada em um dia chuvoso é menor, porém normalmente é suficiente para suprir a demanda diurna de energia de uma residência. Embora nosso índice pluviométrico seja superior à média nacional, este fator é completamente contornável, adicionando alguns módulos (placas) ao sistema fotovoltaico e compensando a geração inferior nos dias nebulosos.

Quando está presente, o sol deixa nossa cidade ainda mais bonita. Confira esta foto tirada do mirante do boa vista (fonte: TripAdvisor):

DADOS CONCRETOS DE IRRADIAÇÃO SOLAR EM JOINVILLE

Confira os dados de irradiação solar segundo o CRESESB (Centro de Referência para Energia Solar e Eólica) para o município de Joinville em duas circunstâncias: Superfície horizontal sem inclinação e superfície ao norte com ângulo de 26° (igual à latitude – melhor aproveitamento solar):

Para uma instalação à norte com 26° de inclinação temos uma irradiação solar de 4,06kWh/m²/dia em Joinville. Tais níveis são maiores que os melhores índices de insolação da Alemanha (2,4 a 3,5 kWh/m²/dia), que é um dos líderes mundiais em aproveitamento de energia solar.


CONHEÇA ALGUNS CASES DE SUCESSO DE JOINVILENSES QUE JÁ ADERIRAM À ENERGIA SOLAR


CONDOMÍNIO DE JOINVILLE/SC – RESIDENCIAL PALAZZO BRUNELLO

Parceria entre Ihome Incorporadora e a TeraSolar para implementação de um sistema fotovoltaico para o Residencial Palazzo Brunello, em Joinville/SC. Mais uma parceria de sucesso e que trará muita economia aos condôminos.


SISTEMA 4,48KWP – JOINVILLE/SC

Potência do sistema: 4,48kWp
14 Módulos de 320W;
Expectativa de geração: 480kWh/mês;
Economia anual de até R$3.900,00;
Retorno do investimento no 4° ano;
14 ton de CO2 poupados.


SISTEMA 4,48KWP – JOINVILLE/SC

Potência do sistema: 4,48kWp
14 Módulos de 320W;
Expectativa de geração: 455kWh/mês;
Economia anual de até R$3.690,00;
Retorno do investimento no 4° ano;
14 ton de CO2 poupados.


DESCOMPLICANDO A ENERGIA SOLAR

Embora a energia solar possa parecer uma decisão grande e complicada, gostamos de tirar a confusão da equação. Nosso objetivo é tornar o processo e o investimento em energia solar o mais simples possível para que nossos clientes compreendam e determinem se são adequados às circunstâncias deles. Vamos orientá-lo em todos os passos para garantir que está confortável com isso!

Vantagens de instalar painéis solares

Ter painéis solares instalados em sua casa pode ser extremamente benéfico. Existem inúmeros benefícios que você obterá com esse investimento – que inclui tudo, desde a criação de uma casa mais ecológica até o dinheiro extra no seu bolso todos os meses. Confira abaixo!

Economia real

Procurando uma maneira de reduzir sua fatura de energia? Ter painéis solares instalados reduzirá bastante seus custos de eletricidade mensais. Existem alguns clientes que podem economizar até 95% na fatura! Já imaginou?
E olha que se espera que o valor da tarifa da CELESC continue aumentando sem trégua ao longo dos próximos anos. Você pode quebrar esse ciclo, gerando a própria energia elétrica em casa.
E a grande quantidade de chuvas na cidade? Embora isso realmente afete a geração, temos dados confiáveis a respeito da irradiação solar de Joinville durante o ano, sendo que o que realmente importa é a média e não dias específicos de chuva ou sol.

E o investimento, vale a pena?

Muitas pessoas olham a questão da energia solar através de uma ótica mais financeira. Hoje, alguns clientes podem chegar a ter um retorno de cerca de 1,5% a.m com o gerador fotovoltaico instalado em casa. Vendo por esse lado, vale a pena retirar aquele dinheiro guardado na poupança (rendendo quase nada) e investir com segurança em energia solar. O investimento é considerado de baixo risco, pois os equipamentos utilizados são, geralmente, de ótima qualidade e são projetados para trabalharem ao longo de vários anos. E o retorno? Esse virá entre 4 a 6 anos, dependendo do caso de cada cliente.
Mas tome cuidado! Instale seu gerador com quem sabe e conhece do assunto. Esse inclusive é assunto para outro post aqui do nosso blog.

Valorização do imóvel

Apesar de ser um mercado ainda novo, parece óbvio que ter um sistema de energia solar vá fazer aumentar o valor do seu imóvel. Como um potencial comprador, vendo que uma casa tem um sistema fotovoltaico pode ser muito, muito atraente. Eles estarão comprando uma casa inteligente que oferecerá faturas de energia extremamente baixas, tornando-a uma compra muito mais rentável. De fato, o NREL, dos EUA, descobriu que as casas com painéis solares eram capazes de vender não apenas 17% mais rápido, mas também 20% a mais do que as casas comparáveis sem painéis instalados.

Desempenho comprovado e economia

Embora estejam constantemente expostos ao tempo, os painéis solares são projetados para serem robustos e duradouros. Os fabricantes típicos de painéis solares mantêm seus produtos com extensas garantias, geralmente em torno de 20 a 25 anos. Essas garantias de desempenho dão aos proprietários de imóveis a tranquilidade de saber que seus painéis foram projetados para funcionar excepcionalmente bem durante as próximas décadas. E isso é apenas garantia de desempenho, pois os painéis solares duram muito mais tempo!

Protege o ambiente e mantém o verde da comunidade local

Joinville é um lugar bonito para se viver. Proteger a beleza natural é importante e a energia solar é uma das formas de ajudar a promover um futuro mais sustentável. Pode parecer pequeno, mas todas as casas e todos os bairros podem fazer uma grande diferença para Joinville e Santa Catarina a longo prazo.

Por que esperar quando você pode começar a poupar imediatamente?

Ser solar pode ser uma ótima maneira de ajudar a apoiar o meio ambiente e o seu bolso ao mesmo tempo! Se você estiver interessado em aprender mais sobre a instalação de painéis solares em sua casa ou empresa, entre em contato com nossa equipe. Podemos orientá-lo em cada etapa do processo e ajudá-lo a selecionar o gerador correto de acordo com suas necessidades e orçamento.

Clique aqui e peça já seu orçamento!